Subir
Imagem alt

Suor e bem estar

ENERGIA NA MESA: A beterraba e seus inúmeros benefícios

Por Fabiana Accioly

Nem todo mundo gosta dela, mas basta conhecer o que há de bom na beterraba para qualquer um se tornar fã desse vegetal. Para inseri-la na dieta, o suco é uma das melhores opções, sendo fonte de vitaminas A, B e C, além de fonte de um poderoso antioxidante natural, a betalaína, responsável pela cor arroxeada ou avermelhada da beterraba.

E as razões para tê-la no prato não param por aí. Está mais que comprovada sua interferência positiva na saúde e desempenho esportivo. Além de diminuir o risco de doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ajudar a regular a pressão arterial (PA), ela também combate o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.

Estudos recentes mostram que o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, sendo uma promessa por pesquisadores da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, para combater a progressão da demência, Alzheimer e outras doenças cognitivas. Altas concentrações de nitratos são encontradas na beterraba e dentro do corpo humano estas serão convertidas a nitritos, que atuam abrindo os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio, especificamente para lugares onde estão em falta.

Em relação à atividade física, os principais fatores que limitam o desempenho durante o exercício de endurance como corrida, natação e ciclismo, são a diminuição dos estoques de energia no corpo, a queda da glicemia, desidratação e ausência de oxigênio. Pesquisas apontam que o suco de beterraba, devido à presença dos nitratos, contribui com o aumento do tempo que os indivíduos suportam o exercício físico em razão da melhora de oxigenação nas células musculares.

E qual a dosagem indicada? 100g de beterraba somados a 400 ml de água, duas horas e meia antes do exercício, é a medida ideal para o melhor estímulo e resultados. Cabe ressaltar, que o consumo de forma regular, é fundamental para que todos os benefícios atuem. Aconselham-se, no mínimo, 07 dias consecutivos para obter resultados satisfatórios.

Muito nutritiva, a beterraba é considerada um energético natural e já adocicado por natureza, não sendo necessário adicionar açúcar. E com o inverno, nada mais adequado do que acrescentar alguns alimentos termogênicos a receita. Essencial para acelerar o ritmo de queima das calorias pelo organismo, o suco de beterraba deve ser presença marcante numa dieta saudável.

Oquê achou dessa postagem?