Subir
Imagem alt

Suor e bem estar

O GRANDE DESAFIO: World Marathon Majors

POR Djalma Mello

 

Todos os dias, nós corredores, enfrentamos desafios. Porém, para mim, o maior de todos é participar e completar uma Maratona, uma das mais longas e desgastantes provas do atletismo. A corrida é lendária, já ultrapassou os 2500 anos desde que o soldado ateniense Pheidippides, em 490 A.C., correu 40 kms da Planície de Marathónas até Atenas para avisar que Atenas havia vencido os persas. Na ocasião, conseguiu pronunciar apenas uma única palavra, “vencemos”, e caiu morto.

De lá para cá a Maratona evoluiu bastante, inclusive aumentando o percurso original de 40 km para 42.195m, em 1908, nas Olimpíadas de Londres. A partir dos anos 70, alcançou popularidade, com o crescimento das corridas de rua, iniciando nos Estados Unidos e se espalhando pelo mundo. Hoje já são mais de 550 maratonas ao redor do planeta, a grande maioria nos Estados Unidos e na Europa. O desejo de 9 entre 10 corredores, sejam amadores ou profissionais, é correr uma maratona. Realmente é uma prova especial, que exige preparo físico e mental para que possamos completá-la. Quem já passou pelo “muro dos 30kms” tem a noção exata da dureza.

No meu caso, levei mais de 15 anos participando de corridas com vários percursos, até que, em 2009, tomei coragem e consegui fazer a minha primeira maratona na Cidade de São Paulo. Jamais esquecerei, escrevi um livro, em 2010, intitulado “Maratona, a primeira você nunca esquece” narrando todos os fatos de antes, durante e depois daquela corrida inesquecível. Após a iniciação, corri as Maratonas de Paris, Rio de Janeiro, Roma, Amsterdam, Madri, Frankfurt, Zurique, Lisboa, Viena, Nova York, Milão, Chicago, Toronto e Berlim.

Posso garantir que cada uma delas foi especial e diferentes entre si, não existe corrida igual, cada uma delas tem suas particularidades. Isso acontece conosco. Tem dias em que as coisas acontecem mais facilmente e noutros que são mais difíceis, precisamos saber lidar com as duas situações para obter o resultado almejado. Completar o desafio, como sempre busco, é o que mais importa e ele tem ficado cada vez maior.

Das 15 maratonas de que participei, três delas – Nova York, Chicago e Berlim – fazem parte da World Marathon Majors, que é uma competição para maratonistas compostas de 6 maratonas anuais realizadas em Boston, Nova York, Chicago, Berlim, Londres e Tóquio. A premiação para os campeões (masculino e feminino), depois da soma da pontuação nas quatro melhores maratonas é de U$ 500 mil.

O desejo de todos os maratonistas é ter em seu currículo a participação em todas aquelas 6 magníficas maratonas. E eu não poderia deixar de perseguir esse objetivo, e resolvi que nos próximos 2 anos completarei as 3 que ainda me restam: Boston, Londres e Tóquio. Esse será meu maior desafio e, quando alcançá-lo, terei a honra de receber a super especial Six Star Finisher Medal e o Six Star Finisher Certificate. Essa jornada será, sem qualquer sombra de dúvida, o meu grande objetivo para os próximos tempos. Portanto, vamos correr!

Oquê achou dessa postagem?