Subir
Imagem alt

Suor e bem estar

SEBO NAS CANELAS: De onde vem e o que significa a expressão?

Por Antonio Maria do Vale

Quem nunca ouviu a expressão “Sebo nas canelas!”? Que ela é usada quando é preciso pressa todo mundo sabe. Mas, e sua origem? Você conhece? Como sempre, uma curiosa história cerca a explicação que, neste caso, envolve uma boa pitada da medicina popular e criatividade do nordestino.

Conta-se que, décadas atrás, se promovia no Ceará, principalmente em Fortaleza, corridas em que a molecada participava descalça. Não se sabe ao certo, mas alguém descobriu que a garotada ficava mais ágil passando sebo de carneiro em suas canelas. Por quê? O sebo de carneiro aplicado na pele faz com que ela esquente muito. No entanto, em contato com o vento, a sensação é logo aliviada, e quanto mais vento, mais alívio. E todos corriam feito pequenos Bolts até a linha de chegada. A recompensa? Goma com cachaça nas pernas para que o ardor do sebo saísse por completo.

Hoje, o sebo de carneiro é objeto de estudo e vem sendo utilizado em tratamentos preventivos e corretivos relacionados à pele, tanto em cosméticos quanto em medicamentos. Se utilizado em massagens, antes e depois da prática esportiva, auxilia no aquecimento muscular, melhorando as articulações. Em patologias inflamatórias, age no combate a dor de artroses, artrites, bursites e algias em geral. É sebo, não só nas canelas!

Oquê achou dessa postagem?