Subir
Imagem alt

Suor e bem estar

YOGI CALIFA : Um lugar para quem respira Yoga

Por Fernanda Tognon

Hey guys! É com imenso prazer que começo minha coluna, diretamente de San Diego, Califórnia. Pensei muito no que escrever para contribuir com assuntos interessantes e cheguei à conclusão que seria melhor começar pelo início. Eu sempre tive uma vida muito ativa e adoro esportes. Quando criança, fiz ginástica olímpica, dança e natação. Aos 16 anos, comecei a fazer musculação e desde então não parei mais. Também já fiz pilates e adorei!

Mas vamos ao que interessa… De volta ao presente, estou morando desde 2014 aqui em San Diego, que é uma cidade deliciosa para praticar esportes, especialmente ao ar livre. E é disso que vou falar um pouco nesta minha estreia.

Só pra registrar um comentário válido sobre academias, aqui nos Estados Unidos tem opções para todos os gostos e bolsos. Existem grandes redes de academia a partir de $ 15 dólares mensais, então, não temos desculpa para ficar parado. Mas o que quero focar é nos esportes outdoor e no estilo de vida “yogi” da Califa. Corrida, bicicleta, skate, surf – e suas variações – também estão entre os esportes mais populares entre os californianos. Sem dúvida, San Diego tem um lifestyle mais sossegado e despojado, o que não quer dizer preguiçoso.

Entre os esportes top 5, vamos começar pela yoga. O esporte é tão popular na Califórnia, que São Francisco é a cidade número 1 na lista feita pela revista Forbes das 10 cidades americanas onde o yoga é mais praticado – San Diego é a nona. E eu, morando aqui, logicamente tinha que tentar a famosa meditação combinada com alongamento, exercícios posturais e muito mais. Só pra registrar, os movimentos não são nada fáceis, precisamos de muita força e concentração.

A gente encontra aulas de yoga em quase toda esquina por aqui, de grandes academias até pequenos estúdios. Todo esse imenso movimento começou em 1920 aqui na Califórnia, mas ficou popular há uns 40 anos. O indiano Yogananda trouxe a prática para os Estados Unidos e construiu seu grandioso templo chamado “Self-Realization Fellowship”, em Encinitas, cidade que fica a 20 minutos do centro de San Diego. O lugar é cheio de energia boa e fica aberto ao público para visitação todos os dias. Com certeza, é uma parada obrigatória para quem passa por Encinitas.

Confesso que a primeira vez que fiz yoga foi difícil. Durante os primeiros 20 minutos meu corpo doía todo e eu pensei em 100 coisas ao mesmo tempo. Depois comecei a relaxar e me concentrar nos movimentos do meu corpo. Eu não sou super “yogi” – termo para os praticantes do lifestyle da yoga. Ultimamente, tento fazer uma aula por semana ou quando sinto que preciso dar uma relaxada. Depois da aula, eu me sinto muito mais leve. E é por isso que a yoga tem sido praticada, por seus incríveis benefícios para corpo e mente.

De acordo com pesquisas, mais de 20 milhões de americanos praticam yoga em estúdios, academias, parques, ou na sala de casa. Por aqui existem muitos grupos que se encontram em parques ou na praia para meditar e fazer os alongamentos. Um dos lugares mais legais pra mim é o Balboa Park – com muita área verde e espaço para grandes turmas. Também gosto de praticar esporte em frente à praia, no Mission Beach Park. Lá também é o lugar onde o grupo Mahamudra Brasil Califórnia se encontra para os treinos, que participo às vezes, tópico que abordarei numa próxima edição.

Além de todos os benefícios para nossa saúde, o yoga não é apenas um estilo de vida, mas também um grande mercado por aqui. Pesquisas mostram que os americanos gastam mais de $12 bilhões por ano em aulas e produtos para yoga (vestuário, acessórios, aparelhos…). Creio que essa tendência está invadindo o Brasil também.

E dentro de meu TOP 5 californiano, ainda falarei de mais atividades tão populares por aqui. O melhor de tudo é sempre experimentar e aproveitar as oportunidades para ser saudável! See you soon!

Oquê achou dessa postagem?